O que é transformação digital?

Você já ouviu falar em transformação digital? Atualmente todas as empresas de sistemas estão usando esse termo para vender seus produtos, mas ninguém sabe direito o que se trata e vem chamando a atenção das empresas ultimamente.

Se você já viu ou ouvir esse termo em algum evento, propaganda ou e-mail saiba que não se trata de um esforço de TI, nem está relacionado com mudar o mundo digital.

Se você buscar no Google pela frase “O que é transformação digital?” ele vai te retornar 18.700 resultados, então o objetivo desse artigo é responder de forma definitiva essa pergunta e sempre que alguém te falar sobre esse tema, pode voltar aqui e reler.

Agora indo direto ao ponto.

O que é Transformação Digital?

Transformação digital é uma mudança cultural e organizacional que as empresas precisam realizar para usufruir as vantagens que as modernas tecnologias digitais são capazes de proporcionar objetivando a melhora do desempenho operacional, geração de novos clientes e garantir resultados melhores.

Repare que na definição acima a tecnologia é o meio e não o fim, logo qualquer um pode ser o responsável por liderar a transformação, mas essa pessoa tem que ter em mente que a mudança primeiramente é cultural e depois organizacional, sem essas mudanças o emprego das tecnologias não alcançará o máximo que elas podem proporcionar.

É igual pegar um motorista comum, como eu e você que estamos acostumados a dirigir nas ruas das cidades engarrafadas, e colocar sentado num carro de formula 1. Só o cinto de segurança tem 4 pontas e nem vamos saber como encaixar. Marcha? Cadê? Como vou estacionar isso sem ré?

Conseguiu imaginar? Então você já entendeu que a primeira fronteira está na nossa cabeça.

Muitas pessoas têm confundido o tema com tecnologia, inovação, inteligência artificial, machine learning, etc, o que não está errado, mas essas coisas são apenas o meio, o principal é a mudança de mindset das lideranças e depois uma mudança de mindset organizacional para permitir a exploração das informações que essas tecnologias irão proporcionar.

Transformação Digital se trata de uma profunda mudança nas atividades, processos, competências e modelos de uma empresa. Se trata de harmonizar a relação do humano com a máquina, de usar sim as novas tecnologias pra ganhar escala e produtividade, mas principalmente de inovar ao tornar atividades meramente operacionais em algo mais interessante para as pessoas e até de eventualmente substituí-las nestas atividades com o objetivo de permitir que elas possam fazer algo com maior valor agregado.

O Ligaí, por exemplo, é uma tecnologia que pode ser empregada para melhoria de eficiência operacional e tudo bem se só usar para isso, mas se usar ela aliada a um processo de transformação digital com certeza ela será capaz de elevar em até 82% sua capacidade produtiva das atividades que forem automatizadas.

As iniciativas de transformação digital devem impactar a empresa como um todo, mas preparar as pessoas é um dos primeiros passos para “to be digital”, e não só “do digital”, para transformar o seu negócio e permitir que esses novas tecnologias gerem valor real para você, é preciso repensar as ações e integrar o digital no core do funcionamento de cada área da empresa, é importante estar atento e saber interagir perfeitamente com os drivers da transformação.

No triênio de 2018-2020, os investimentos em Transformação Digital devem somar US$ 6,3 trilhões.- IDC
Apenas para você entender em que mundo estamos, pense no seguinte: Se quiser pegar um taxi, você usa um aplicativo. Se quiser pedir comida, usa um aplicativo. Se quer fazer o seguro do seu carro, faz online. [Coloquei aqui uma compra qualquer] você faz online. Hoje o mundo já é digital, então falar de transformação digital quando o mundo já é digital, faz com que as pessoas pensem que basta usar um aplicativo, fazer um site, torne a empresa “antenada”, “descolada”, “cool”, “moderna”, mas não.
Com o mundo todo já rodando no modo digital, as mudanças estão acontecendo mais rápido, mais velozes, o seu principal concorrente pode surgir em somente 2 anos e mudar todo ecossistema em que sua empresa está inserida. Por exemplo, o surgimento do Uber impactou totalmente o mercado de locação de veículos. O Ifood e Loggi criaram uma nova oportunidade para os motociclistas ganharem uma nova fonte de renda com suas entregas ágeis. O Youtube e o Spotify estão revolucionando a industria fonográfica, fazendo surgir ídolos, artistas, virais, que até ontem eram completamente desconhecidos da população em geral.
Virais! Até palavras novas com raízes digitais estão invadindo o nosso vocabulário.
Será que nesse exato momento já existe uma empresa “Uberificada” para mexer no seu queijo?
Mas não fique aflito, a transformação digital não é um bicho de sete cabeças e vamos te ajudar a planejar esse ousado processo. Veja abaixo que existem algumas atividades em comum que todas as empresas desempenham e que possuem grandes oportunidades para já serem candidatos a serem transformados digitalmente.

Repare que atualmente existem 9 processos que requerem grande intervenção manual e qualquer iniciativa de transformação digital já proporcionará um grande impacto positivo.

  • Atualização/Modernização do ERP on-premise
  • Processo de Vendas
  • Call Center
  • Gestão de Viagens e Despesas Corporativas
  • Visualização de dados gerenciais (Reporting Dashboard)
  • Gestão de fluxo de caixa
  • Conciliação Financeira
  • Rastreamento de Entregas
  • Gestão de Combustíveis de Frotas

Como são essas atividades na sua empresa? Você conhece todas as tecnologias digitais existentes? Sabe quais oportunidades essas tecnologias podem aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, agregar mais valor ao processo ou até mesmo inovar na execução gerando novas oportunidades de negócios?
Não né? Então vamos por partes.

Como falamos mais acima a transformação digital é uma mudança de cultura e organizacional para extrair o maximo de valor que as tecnologias digitais podem oferecer, certo? Logo temos que mexer nos pilares Pessoas, Processo e Produto.

CAPACITAR PESSOAS para TRANSFORMAR PROCESSOS que só são possíveis com novos PRODUTOS DIGITAIS

Gostou? Quer se aprofundar no tema e conhecer como fazer a transformação em cada pilar?

Comente abaixo com a sua maior dificuldade com esse tema, que vamos preparar um ebook totalmente gratuito explicando em detalhes como resolver cada um dos desafios, quanto tempo leva, e como executar essa transformação de forma assertiva, sem tentativa e erro.

Comenta aqui abaixo vai.

Deixe uma resposta

BUSINESS DEIXE SEU CONTATO
Retornaremos o mais breve possível
BASIC DEIXE SEU CONTATO
Retornaremos o mais breve possível
Seja um parceiro
Deixe seu contato e retornaremos o mais breve possível
PLATINUM DEIXE SEU CONTATO
Retornaremos o mais breve possível
Uma operação é uma tarefa realizada pelo LIGAÍ ao executar seus cenários. Independentemente de quantos pacotes um gatilho recupera, sempre que um gatilho é executado, é considerado como uma operação. Cada vez que uma ação executa uma tarefa, ela é contada como 1 operação. Suponha, por exemplo, que você tem um cenário que deve recuperar 2 novos Dropbox imagens e publicá-las no Google Fotos e no Facebook. Para executar este cenário, o LIGAÍ executará 5 operações (1x recuperando do Dropbox, 2x postando no Google Fotos e 2x postando no Facebook). O número de operações realizadas durante a execução de um cenário pode ser encontrado em Histórico. O número de operações disponíveis depende da assinatura que você adquiriu. Transferência de dados é a quantidade de dados transferidos por meio de seu cenário. Suponha que você tenha um cenário que recupera uma imagem de 100kb do FTP e reduz seu tamanho para 50kb e salva ambas as imagens no Dropbox. A quantidade de dados usados neste cenário é 150kb. Os dados movidos entre os módulos são contados apenas uma vez, independentemente do número de módulos implantados. A quantidade de dados disponíveis depende da assinatura que você adquiriu. O intervalo mínimo é o menor tempo possível entre duas execuções de cenário sucessivas. Você pode definir o intervalo no painel de configuração de programação . Novamente, o intervalo mínimo disponível depende da assinatura que você adquiriu.
OPERAÇÕES
transferência de dados
intervalo mínimo
%d blogueiros gostam disto: