Se Ligaí no nosso Blog e descubra...

... como fazer mais com menos, guias de produtividade avançada, solução para problemas complexos através da criatividade, eliminar tarefas manuais e novas tecnologias que permitirão seu negócio alcançar novos patamares.

Inteligencia Artificial NÃO é um adjetivo


Hoje em dia todo mundo quer ser (ou aparentar ser) inovador, futurista, moderninho, revolucionador, impactante, creative technology, mega blaster business transformer, mas esquecem do principal. A tecnologia é o meio e não o fim.

Como na cabeça das pessoas normais, de um mundo normal que paga boleto, inteligência artificial são letras verdes que caem na tela criadas por algum alienígena escondido na área 51, mas que ninguém ousa revelar. Então é fácil usar esse termo para transmitir uma qualidade superior de tecnologia.

Inteligência Artificial é uma categoria de algoritmos que envolve MUITA matemática e MUITA estatística (Ei, amigo de humanas, estatística e matemáticas são coisas distintas, ok?) transformadas em algoritmos para detectar padrões. Simples assim.

Ela está presente no reconhecimento facial, na apresentação de ofertas personalizadas e individualizadas, na identificação de doenças através do raio-x, na tarifa dinâmica dos aplicativos de corrida, na classificação de informações desestruturadas e em muitos outros lugares, mas sempre de forma discreta, natural e transparente para o usuário.

Um dos usos mais comuns hoje em dia é usar nos chatbots, estes são robôs que usam a inteligência artificial para categorizar as palavras e frases, com objetivo de reconhecer as palavras usadas pelo usuário e apresentar respostas coerentes com a pergunta. Imagina a quantidade de possibilidades de perguntas que podem ser construídas com as palavras OVO e GALINHA. A inteligência artificial saberá diferenciar as perguntas "Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?" e "De qual galinha veio o ovo pintadinho?"

Se alguém te vende algo com Inteligência Artificial, mas não te entrega nenhum reconhecimento de padrão, então é só marketing. Quando alguém te falar sobre inteligência artificial, pergunte assim: "Mas essa inteligência artificial está resolvendo qual problema?"

Algo muito similar está ocorrendo com o Coaching. A palavra é bacana, americanizada, tem uma sonoridade chique, tem cara de coisa que rico faz, então eu não vendo agua no sinal, eu vendo Hydration Human Organism (H2O) on Demand.

Perceba que o Coaching também é um processo muito bem elaborado e somente profissionais com sólidos conhecimentos conseguem promover um trabalho sério e assertivo, mas assim como Inteligência Artificial vem sendo usado como adjetivo marqueteiro vaporware all-inclusive.

Acredito que é importante esclarecer isso pois precisamos tratar a tecnologia com seriedade, pois ela resolverá problemas complexos que surgiram com o mundo cada vez mais interconectado e fragmentado, e promoverá maior qualidade na vida humana.

Sidney Lima Filho

Diretor Executivo

0 comments:

Postar um comentário