Inteligência Artificial NÃO é um adjetivo

Hoje em dia todo mundo quer ser (ou aparentar ser) inovador, futurista, moderninho, revolucionador, impactante, creative technology, mega blaster business transformer, mas esquecem do principal. A tecnologia é o meio e não o fim.
Como na cabeça das pessoas normais, de um mundo normal que paga boleto, inteligência artificial são letras verdes que caem na tela criadas por algum alienígena escondido na área 51, mas que ninguém ousa revelar. Então é fácil usar esse termo para transmitir uma qualidade superior de tecnologia.
Inteligência Artificial é uma categoria de algoritmos que envolve MUITA matemática e MUITA estatística (Ei, amigo de humanas, estatística e matemáticas são coisas distintas, ok?) transformadas em algoritmos para detectar padrões. Simples assim.
Ela está presente no reconhecimento facial, na apresentação de ofertas personalizadas e individualizadas, na identificação de doenças através do raio-x, na tarifa dinâmica dos aplicativos de corrida, na classificação de informações desestruturadas e em muitos outros lugares, mas sempre de forma discreta, natural e transparente para o usuário.
Um dos usos mais comuns hoje em dia é usar nos chatbots, estes são robôs que usam a inteligência artificial para categorizar as palavras e frases, com objetivo de reconhecer as palavras usadas pelo usuário e apresentar respostas coerentes com a pergunta. Imagina a quantidade de possibilidades de perguntas que podem ser construídas com as palavras OVO e GALINHA. A inteligência artificial saberá diferenciar as perguntas “Quem veio primeiro o ovo ou a galinha?” e “De qual galinha veio o ovo pintadinho?”
Se alguém te vende algo com Inteligência Artificial, mas não te entrega nenhum reconhecimento de padrão, então é só marketing. Quando alguém te falar sobre inteligência artificial, pergunte assim: “Mas essa inteligência artificial está resolvendo qual problema?”
Algo muito similar está ocorrendo com o Coaching. A palavra é bacana, americanizada, tem uma sonoridade chique, tem cara de coisa que rico faz, então eu não vendo agua no sinal, eu vendo Hydration Human Organism (H2O) on Demand.
Perceba que o Coaching também é um processo muito bem elaborado e somente profissionais com sólidos conhecimentos conseguem promover um trabalho sério e assertivo, mas assim como Inteligência Artificial vem sendo usado como adjetivo marqueteiro vaporware all-inclusive.
Acredito que é importante esclarecer isso pois precisamos tratar a tecnologia com seriedade, pois ela resolverá problemas complexos que surgiram com o mundo cada vez mais interconectado e fragmentado, e promoverá maior qualidade na vida humana.

Deixe uma resposta

BUSINESS DEIXE SEU CONTATO
Retornaremos o mais breve possível
BASIC DEIXE SEU CONTATO
Retornaremos o mais breve possível
Seja um parceiro
Deixe seu contato e retornaremos o mais breve possível
PLATINUM DEIXE SEU CONTATO
Retornaremos o mais breve possível
Uma operação é uma tarefa realizada pelo LIGAÍ ao executar seus cenários. Independentemente de quantos pacotes um gatilho recupera, sempre que um gatilho é executado, é considerado como uma operação. Cada vez que uma ação executa uma tarefa, ela é contada como 1 operação. Suponha, por exemplo, que você tem um cenário que deve recuperar 2 novos Dropbox imagens e publicá-las no Google Fotos e no Facebook. Para executar este cenário, o LIGAÍ executará 5 operações (1x recuperando do Dropbox, 2x postando no Google Fotos e 2x postando no Facebook). O número de operações realizadas durante a execução de um cenário pode ser encontrado em Histórico. O número de operações disponíveis depende da assinatura que você adquiriu. Transferência de dados é a quantidade de dados transferidos por meio de seu cenário. Suponha que você tenha um cenário que recupera uma imagem de 100kb do FTP e reduz seu tamanho para 50kb e salva ambas as imagens no Dropbox. A quantidade de dados usados neste cenário é 150kb. Os dados movidos entre os módulos são contados apenas uma vez, independentemente do número de módulos implantados. A quantidade de dados disponíveis depende da assinatura que você adquiriu. O intervalo mínimo é o menor tempo possível entre duas execuções de cenário sucessivas. Você pode definir o intervalo no painel de configuração de programação . Novamente, o intervalo mínimo disponível depende da assinatura que você adquiriu.
OPERAÇÕES
transferência de dados
intervalo mínimo
%d blogueiros gostam disto: