Se LIGaí no nosso Blog e descubra...

... como fazer mais com menos, guias de produtividade avançada, solução para problemas complexos através da criatividade, eliminar tarefas manuais e novas tecnologias que permitirão seu negócio alcançar novos patamares.

Porque trabalhamos 8 horas por dia?


A regra de que devemos trabalhar 8 horas nasceu na revolução industrial, mas nem sempre foi assim. Na época da revolução industrial trabalhar de 10 a 16 horas por dia era uma coisa normal, então as empresas querendo maximizar a produtividade e com isso alcançar resultados inéditos para os acionistas. As coisas começaram a mudar quando um homem chamado Robert Owen, resolveu lutar pelo direito de trabalhar menos, o protesto dele tinha um argumento claro e conciso: 8 horas de trabalho, 8 horas de diversão e 8 horas de descanso.

Em 1914 a revolução industrial estava a pleno vapor e os profissionais estavam começando a se tornar especialistas, as maquinas de produção em massa exigiam conhecimento sobre seu funcionamento e com isso os profissionais eram mais intelectuais do que braçais, o trabalhador do conhecimento começava a surgir como padrão nas massas e perder profissionais era caro para a empresa. A mudança somente virou realidade com a Ford e suas políticas de RH agressivas, afinal repor profissionais era caro, então pioneiramente ela decidiu por em pratica a reivindicação de Owen.
One of the first businesses to implement this was the Ford Motor Company, in 1914, which not only cut the standard work day to eight hours, but also doubled their worker’s pay in the process. To the shock of many industries, this resulted in Ford’s productivity off of these same workers, but with fewer hours, actually increasing significantly and Ford’s profit margins doubled within two years. This encouraged other companies to adopt the shorter, eight hour work day as a standard for their employees.
Eu fiz algumas provocações pelo twitter sobre a necessidade de trabalho por 8 horas por dia, então vamos a algumas considerações importantes.

Como nosso cérebro trabalha?

O nosso cérebro tem uma forma bastante interessante de trabalhar, os neurônios estão conectados e a cada vez que necessita de uma informação ele fortalece suas conexões até que as informações necessárias fiquem no seu consciente, este processo é extremamente exaustivo e sua curva de stress é exponencial.

O processo de raciocínio é um ciclo ultradiano, ou seja, são ciclos que ocorrem de forma organizada múltiplas vezes ao dia. Escovar os dentes, por exemplo é um ciclo ultradiano (ou pelo menos deveria ser né).

A primeira coisa que precisamos entender, para termos um dia de trabalho produtivo é dividirmos nosso dia através de ciclos ultradianos.

O principio é que nossa mente pode se focar a gerar conhecimento apenas de 90 a 120 minutos, após isso é necessário uma pausa de 20 a 30 minutos para não estressar as conexões sinápticas e não degradar a performance mental. Abaixo segue uma imagem que representa o fluxo mental de trabalho durante um dia.

Ao invés de pegarmos tarefas que duram 8 horas por dia, devemos dividir nosso dia em pequenas atividades de 1 hora e meia aproximadamente.

O que a CLT diz?

A jornada de trabalho é geralmente variável de acordo com a classe dos trabalhadores, tanto um advogado quanto um programador, são trabalhadores do conhecimento, mas eles podem ter jornadas diferentes, pois são conduzidas por sindicatos diferentes e cada sindicato negocia condições diferenciadas para cada classe.

A CLT declara que as jornadas de trabalho podem ser variadas e a partir de 20 horas/semanais já caracteriza um vinculo empregatício com direito a férias e 13o salário.

A CLT também declara que a jornada não pode exceder a 8 horas diárias, caso a atividade seja ininterrupta então o máximo será de 6 horas diárias, caso ultrapasse o teto, incidirá automaticamente a contabilização de horas extras, com limite de 2 horas diárias.

Dicas: como maximizar sua performance sem alterar o status quo

Neste ponto sabemos que temos alguns limites biológicos, legais e sociais para as 8 horas diárias, então como aumentar a performance?

Depois de ter aprendido o que escrevi acima, mudei alguns hábitos e fiz um life hacking, abaixo listo algumas coisas que eu mudei e comprovadamente deram certo para mim.
  1. Foco, o simples fato de aumentar o foco definitivamente mudou minha performance, mas falar que ter foco é quase uma auto-ajuda, todo mundo sabe que precisa e todo mundo acha que tem, então minha dica para ter foco é simples porém dificil.
    • Abra mão de qualquer distração que possa ocorrer durante esse intervalo de tempo, desligue as notificações de Skype, Facebook, GTalk, etc;
    • Coloque o celular no silencioso;
    • Feche todas as abas do navegador de redes sociais;
    • Na verdade feche todas as abas do navegador que não sejam do seu trabalho;
    • Coloque o telefone de mesa no silencioso;
    • Feche as janelas, e caso não tenha janelas, não levante sua cabeça da baia;
    • Se o ambiente for barulhento, coloque fone de ouvido com uma musica instrumental, um redutor de ruido, ou qualquer coisa que elimine sua distração;
    • Se o ambiente proporciona muita distração visual, busque olhar apenas para seu computador, ou antecipe os 20 minutos de descanso até a poluição visual sair então volte ao foco;
  2. Planeje seu descanso, faça do seu descanso uma recompensa, algo tão prazeroso que valha a pena aguardar.
  3. Aumente a prioridade da tarefa na sua vida, muitas vezes apenas procrastinamos as coisas, por pura falta de consciencia do valor que aquela atividade tem nas nossas vidas. Aprenda, estude o real valor de cada tarefa antes de iniciá-la, apenas inicie quando você entender do fundo do seu coração o tamanho da importancia daquela tarefa, uma vez feito isso a tarefa automaticamente ganha prioridade e com isso te motiva a aumentar o foco.
  4. Quebre as tarefas em blocos de 2 horas, sendo 1:40 de trabalho ininterrupto e 0:20 de descanso mental, assim quando iniciar uma tarefa poderá rapidamente mensurar/medir sua evolução, você no fim do dia terá a sensação clara de produtividade, pois poderá olhar para trás e no minimo falar que fez 4 coisas importantes que te empurram para o propósito da sua vida.

Sidney Lima Filho

Diretor Executivo

0 comentários:

Postar um comentário